ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA O LOUVOR

ORGANIZAÇÃO


Passei um longo tempo liderando um grupo de músicos e no início sofri bastante com relação a organização do grupo. Depois de muitas decisões precipitadas e acertadas, fui pegando o jeito da coisa. Declaro aqui que os acertos foram quando procurei um contato mais íntimo com Deus, e os atropelos foi quando tentei tomar decisões as quais eu achava que serviria para o grupo.

Existem muitos pontos importantes que podemos ver em um ministério de música, mas aqui quero relatar alguns;

Alguns do grupo:

*Estudam
*Moram em bairros diferentes
*Alguns tem carro
*Outros vão de bicicleta
*Outros de ônibus
*Outros andando...

Enfim, esses pontos e outros mais, estou colocando só alguns pontos, posso dizer que esses são de logística, isso sem contar os assuntos pessoais que atrapalham o departamento de música, ponto esse que quero tratar em outro texto. Mas queridos é importante saber que o nosso Deus é organizado.
Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. 1 Coríntios 14:33
É muito importante que o líder do ministério tenha um coração voltado para Deus, assim as coisas vão andar bem, pois confesso a vocês amados, quando procuramos fazer as coisas da maneira que achamos que deve ser, tudo desanda e o louvor não passa do teto. Falo isso por experiência própria, de um líder que muitas vezes tomou decisões precipitadas e sem a direção do Dono da Obra JESUS CRISTO. Tudo o que formos fazer que seja para gloria de Deus Pai. Voltando a questão de que Deus é organizado;

"Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: 'Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar”. Lucas 14:28-30

·         Líder; procure ver as dificuldades que cada um tem, todos tem um ponto de equilíbrio e desiquilíbrio, cabe a você trazer uma harmonia ao ministério.

“Eles ministraram o louvor diante do tabernáculo, da Tenda do Encontro, até quando Salomão construiu o templo do Senhor em Jerusalém. Eles exerciam suas funções de acordo com as normas estabelecidas”. 1 Crônicas 6:32

·         Líder; delegue funções, você sozinho não dar conta da situação, lembrando que você cuida de um ministério profético e espiritual da casa do REI, então delegue tarefas a pessoas espirituais.

Existem grupos que são uma verdadeira bagunça, isso no horário de ensaio, nas músicas que se cantam, na hora de ministrar falam muitas bobeiras, fazem tudo de última hora e já imaginem como é o período de louvor nessa igreja!
Existem formulas para uma organização do ministério de música de sua igreja, vou falar a primeira e em letras grandes. “O MINISTÉRIO PRECISA TER DEUS NO CENTRO”
·         Um plano de estudo bíblico para o louvor.
·         Consagração para todos do ministério, tanto pessoal, como um horário de culto para o ministério na igreja.
·         Um repertório de músicas que ministrem Cristo a igreja.
·         Regras para horários de ensaios.
·         Os ensaios precisam ser planejados, uma semana só para a harmonia, outra só para o vocal, etc.
·         As pessoas que não tem tempo para o ministério, precisam ser afastados do grupo até que esse (a) possa dedicar tempo ao ministério e a obra do REI.
·         Ministério Cine. Pode ser um período de comunhão com os membros do grupo, filmes, churrasco...
·         Planejar um musical, e que esse musical tenha um tema, exemplo: Santidade. Neste musical sejam cantadas músicas que falem da santidade de Deus e de como devemos buscar uma vida santa, junto com as músicas, nos intervalos uma pequena ministração que, encerrando-se a ministração canta-se uma música, finalizando uma música entra na ministração...
Vejam que são pequenas coisas que podemos fazer no ministério e que fazem muita diferença. Lembrando que tudo isso tem que está na direção de Deus, lembrem-se que ELE é organizado.


Mas tudo deve ser feito com decência e ordem. 1 Coríntios 14:40

·         Líder; se você for desorganizado, o ministério será um reflexo de sua desorganização.

Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Provérbios 6:6-8

Deus é perfeito em tudo o que faz.
Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês. Mateus 5:48

Estou fazendo parte em um ministério que é bem complicado a situação com relação a tempo, pois todos moram um pouco distante da igreja, mas eu digo uma coisa para vocês amados, tenho visto o comprometimento de todos, em chegar na hora certa, em dar satisfação quando não podem ir, quando um não pode outro substitui e é tudo para a honra e gloria de Deus Pai. Isso vejo acontecer tanto na equipe de música, como na equipe de som, o carinho e o comprometimento com a obra do Senhor. Claro que temos erros porque somos falhos, mas sempre procuramos ajustar em meio as dificuldades que passamos.
Queridos, que Deus esteja dando a você que está lendo este texto estratégias, discernimento espiritual, e vida com ELE. E que todos os projetos e planos sejam apresentados a Deus. Para a vossa meditação deixo o livro de Esdras e Neemias para você ler. São dois livros maravilhosos, que falam da reconstrução da cidade dos muros e da vida espiritual do povo de Israel. Que Deus seja o centro em tudo.

Josias Sillva

Javé Nissí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Seja moderado em suas palavras.

Os comentários aqui postados, logo respondrei.